Mútua é a primeira instituição privada a receber certificação platina da ABNT e Instituto Nós por Elas no combate à violência contra a mulher

  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Mútua é a primeira instituição privada a receber certificação platina da ABNT e Instituto Nós por Elas no combate à violência contra a mulher

Em uma solenidade marcada por emoção e compromisso institucional, a Mútua recebeu a certificação Platina do Selo ABNT/Nós por Elas, tornando-se a primeira instituição privada a alcançar o nível máximo de reconhecimento por boas práticas no enfrentamento à violência contra as mulheres. A honraria, entregue com a parceria técnica da ABNT, chancela a excelência, consistência e maturidade das políticas e ações da Mútua na prevenção, acolhimento e promoção da equidade de gênero.

“Mais que um selo, esta certificação reflete um compromisso profundo com a sociedade. Precisamos atuar juntos contra todas as formas de violência, e a Mútua quer ser vanguarda nessa pauta”, destacou Joel Krüger, presidente da Mútua, na solenidade de entrega da placa alusiva ao Selo Platina, realizada nesta quarta-feira (28/01), durante a programação do 2º Fórum de Diretores da Mútua.

Um selo com rigor técnico e impacto social

Criado pelo Instituto Nós por Elas com critérios técnicos estabelecidos pela ABNT, o Selo certifica organizações que adotam políticas efetivas de prevenção e combate à violência, fortalecem canais de acolhimento, estruturam governança, ética e compliance, e promovem educação e engajamento permanentes. O nível Platina é o mais alto — reservado a instituições que demonstram excelência e compromisso real com a agenda.

“A Mútua é a primeira entidade privada a conquistar o selo Platinum, cumprindo 14 requisitos rigorosos. Isso entra para a história e mostra coragem para enfrentar um país que ainda é o quinto que mais mata mulheres”, ponderou Nathalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós por Elas. Além da Mútua, outros dois órgãos públicos possuem o selo platina.

A ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade que atua na normalização técnica desde 1940 e opera programas de certificação com auditorias no Brasil e no exterior, confere imparcialidade, rigor e confiabilidade ao processo, elevando a credibilidade pública da conquista.

“A norma brasileira de combate à violência contra as mulheres se tornou referência mundial. A certificação recebida pela Mútua representa um passo essencial na conscientização — sobretudo entre os homens”, disse Mario William Esper, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT.

A jornada da Mútua até a certificação Platina

A trajetória da Mútua para atender os 14 requisitos foi ampla, estruturada e criteriosa — e envolveu liderança da alta gestão, engajamento dos 81 diretores regionais e corpo funcional.

Compromisso institucional

  • Termo de Compromisso ao Combate à Violência contra as Mulheres, assinado pela alta administração;
  • Adoção da Campanha Sinal Vermelho, em conformidade com a Lei 14.188/2021.

Educação e conscientização

  • Ações formativas para prevenção à violência;
  • Capacitação de colaboradores para acolher e encaminhar vítimas com sigilo, responsabilidade e técnica.

Governança, ética e conformidade

  • Inclusão da pauta de proteção às mulheres no Código de Ética;
  • Fortalecimento de compliance, com políticas e protocolos específicos.

Canais de acolhimento

  • Ouvidoria e pontos focais operando como canais formais de denúncia;
  • Procedimentos de registro, tramitação e encaminhamento seguros.

Protocolos e apoio às colaboradoras

  • Protocolos internos para apuração;
  • Apoio psicológico e jurídico;
  • Participação de mulheres nos processos de apuração.

Responsabilidade social e inclusão

  • Projetos e iniciativas voltados ao enfrentamento da violência;
  • Ações de recrutamento e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Comunicação e engajamento social

  • Ampliação do alcance de mensagens de proteção e igualdade;
  • Conteúdos de conscientização para fortalecer uma cultura de respeito e segurança.

“O selo é apenas o ponto de partida. Agora aumenta nossa responsabilidade de manter, fortalecer e inspirar ações de combate à violência contra as mulheres”, refletiu Evânio Nicoleit, diretor de Benefícios da Mútua.

A certificação Platina consolida a Mútua como referência nacional em proteção às mulheres, ao mesmo tempo em que estimula outras organizações — públicas e privadas — a aderirem a padrões reconhecidos de acolhimento, prevenção e equidade. O efeito pedagógico e sistêmico desse reconhecimento pode salvar vidas, qualificar respostas institucionais e fortalecer a cultura de respeito no mercado de trabalho e na sociedade.

“Que esse selo vá para a prática. O reconhecimento só tem valor quando se transforma em ações reais em favor das mulheres”, pontuou Edson Kuwahara, diretor financeiro da Mútua.

“A tecnologia também pode ampliar o impacto dessa causa, criando soluções para a rotina e segurança das mulheres”, lembrou Emanuel Mota, diretor de Tecnologia da Mútua.

Depoimentos que marcaram a cerimônia

A solenidade reuniu representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, do governo, de entidades parceiras e do Instituto Nós por Elas. As falas refletiram urgência e esperança.

“Essa certificação é um marco para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Em um ano tão desafiador, com tanto feminicídio, seguimos na luta com dignidade e acolhimento.”
Andrea Brandoni, diretora geral da Mútua RS.

“Pequenas ações têm grande impacto. Nós, ainda acadêmicos, já contribuímos para fortalecer esse sistema que é o maior da América Latina e que acredita no nosso potencial desde a faculdade. – Milena Gonçalves – Coordenadora do Crea Júnior

“Instituições democráticas comprometidas fazem toda a diferença. Esse selo mostra que o Sistema está preparado para acolher mulheres, sem revitimizá-las.”
Margarete Coelho, diretora do Sebrae Nacional

“Em ambientes ainda predominantemente masculinos, essa certificação reforça a luta pelo respeito e pela segurança das mulheres, inclusive contra violências invisíveis.”
Isabela Vieira, Ministério de Minas e Energia

“Queremos mulheres com voz, liderando e inspirando outras mulheres. O selo Platina simboliza compromisso e a certeza de que não podemos retroceder.”
Poliana Krüger, presidente Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências- FAMEAG

“O respeito à mulher nos torna mais humanos. O sistema Confea/Crea e Mútua foi pensado desde sua origem para reconhecê-las, e essa certificação celebra esse propósito.”
Gutenberg Rios, conselheiro federal

“Quando nossas instituições ampliam espaços para as mulheres, seguimos no caminho certo. Esse selo mostra que acolhemos profissionais e acolhemos mulheres.”
Ana Adalgisa, vice-presidente do Confea

“É um orgulho trabalhar numa instituição que combate a violência contra as mulheres. Cada colaborador contribuiu para essa conquista — que precisa inspirar ações dentro e fora da Mútua.”
Alline Abreu, colaboradora da Mútua

 

 

 

Alline Abreu – Comunicação Mútua

Fotos: Marck Castro – Comunicação/Mútua

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário