A Trilha de Gestão Pública abriu a programação do Crea-SP Capacita em 2026 com um tema que dialoga diretamente com os desafios atuais das cidades. Realizado na quinta-feira, 22 de janeiro, o 18º módulo colocou em pauta o tema: “Defesa Civil, governança de riscos e prevenção a desastres”, reuniu profissionais em um debate técnico que teve como foco o planejamento e a atuação preventiva nas cidades.
“Iniciamos mais um ano de atividades do Crea-SP Capacita com uma agenda construída para apoiar a formação contínua dos profissionais. Tratar do tema Defesa Civil, governança de riscos e prevenção a desastres, até mesmo como forma de prevenção, nos qualifica e fortalece enquanto engenheiros, agrônomos e geocientistas. São essas aprendizagens que nos ajudam a contribuir diretamente para a construção de políticas públicas e soluções mais mais eficazes”, ressaltou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.

E para direcionar o debate, a autarquia convidou o geólogo Marcelo Fischer Gramani, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que conduziu a apresentação sobre “Cidades, infraestrutura e meio ambiente”. “Todos os dias buscamos investigar acidentes e entender melhor os processos que levam a essas ocorrências. Não podemos normalizar situações de risco ou tratar os desastres como inevitáveis. Precisamos atuar de forma preventiva, com planejamento e informação, e não apenas lidar com as consequências após os eventos”, afirmou Gramani.

Em roda de conversa, o mediador, advogado e urbanista Wilson Levy, direcionou a interação com o público por meio de perguntas e reflexões sobre os desafios das cidades. Também foram abordados exemplos práticos de atuação da Defesa Civil, das políticas de prevenção, bem como a integração entre órgãos públicos e a importância do mapeamento de áreas de risco como ferramentas essenciais para o planejamento preventivo.
“Estamos no verão, um período do ano que exige atenção redobrada em razão das grandes chuvas e dos eventos climáticos extremos, bem como de suas consequências. Sabemos que os profissionais registrados no Crea-SP, em suas diversas especialidades, têm protagonismo na prevenção de riscos e no suporte às ações de Defesa Civil”, observou Levy.
A Trilha de Gestão Pública terá ao todo 21 módulos, com encontros com encontros presenciais e on-line, reunindo especialistas renomados e promovendo debates alinhados às demandas atuais da administração pública. Os conteúdos do curso estão disponíveis na plataforma do Crea-SP Capacita. A programação segue nos próximos encontros com os temas “Marco Legal do Saneamento Básico”; “Urbanismo social e planos de bairro”, além de “O IEG-M do TCE-SP: estratégias para alcançar bons resultados”.

