O futuro da Engenharia, da Agronomia e das Geociências passa pela união entre instituições, inovação e formação de novas lideranças. Foi com esse olhar para o desenvolvimento sustentável, para cidades resilientes e para a valorização do exercício da profissão que o Crea-SP realizou, em 25 de setembro, a Sessão Plenária nº 2.127. A agenda foi marcada pela assinatura de acordos de cooperação técnica, homenagens a entidades regionais, a conclusão da segunda edição do Estágio Visita 2025 e a aprovação da Câmara Especializada de Engenharia Ambiental e Sanitária. As iniciativas reforçaram o papel do Conselho como protagonista em pautas estratégicas para o Estado.
Entre os acordos firmados, está o acordo de cooperação técnica e institucional entre a autarquia e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), voltado à adoção de procedimentos na fiscalização e execução de obras e serviços de Engenharia realizados pela administração pública municipal. Representando o presidente do TCMSP, Domingos Dissei, o chefe de gabinete Rubens Chammas destacou os cursos de capacitação em BIM (Building Information Modeling) oferecidos pelo Crea-SP. “Essas iniciativas reforçam a formação técnica da municipalidade, assegurando responsabilidade técnica dos executores e o cumprimento das normas legais do Sistema Confea/Crea, sempre baseado no binômio transparência e colaboração”, disse.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destacou o caráter estratégico e desenvolvimentista das novas parcerias. “São mais de 380 mil profissionais no estado de São Paulo à disposição para fazer acontecer. Nós temos trabalhado muito e essa aproximação do poder público é essencial para que valorizemos a nossa profissão”, salientou.
Outro termo firmado foi o acordo de cooperação técnica com a prefeitura do município de São Manuel (SP), visando o desenvolvimento de atividades no âmbito acadêmico e de fiscalização orientativa.
O prefeito Odirlei José Félix esteve presente e frisou o impacto da parceria para o desenvolvimento da cidade. “Esse termo de cooperação era um sonho do nosso município e vai nos ajudar muito com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade. Nosso município é pequeno e a nossa Secretaria de Obras não tem ‘perna’ para fazer alguns projetos que a gente pretende para o crescimento sustentável e desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Na área da saúde, o acordo de cooperação técnica foi com o Instituto Lado a Lado pela Vida, representado por sua presidente, Marlene Pereira dos Santos Oliveira. A assinatura tem como objetivo a implementação de programas e ações de capacitação e sensibilização sobre temas de saúde para profissionais registrados, colaboradores do Conselho e estudantes. “O Crea-SP vai desempenhar um papel essencial, atuando como co-realizador dos eventos ao compartilhar materiais informativos e disponibilizar a infraestrutura e recursos humanos para garantir que este trabalho em conjunto alcance um número maior de pessoas”, afirmou a presidente do Instituto.
Durante a sessão, Lígia Mackey também reforçou o compromisso do Conselho em abrir portas para a nova geração em um cenário no qual apenas 16% dos brasileiros são formados em Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM – Science, Technology, Engineering, and Mathematics, no inglês), de acordo com o recente relatório Education at a Glance, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A presidente evidenciou a importância dos universitários que estiveram presentes no encerramento da segunda turma do Estágio Visita de 2025, programa “Por Dentro do Crea-SP”. “É um momento único, em que os futuros profissionais podem compreender de perto a grandeza da instituição que irão integrar, além do papel transformador que o Crea-SP exerce para toda a sociedade. Ver vocês aqui nos enche de esperança pelo futuro que juntos vamos construir”, vibrou.
Emoção também sentida por Vitor Soares Consolo, estudante de Engenharia Civil do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), discente escolhido para representar os estudantes no encerramento da 11ª edição do Estágio Visita e compor a mesa diretora. “Quando me chamaram para representar, eu abri um sorriso de orelha a orelha. Foi uma experiência incrível, algo que não sei se terei outra oportunidade igual. Quem sabe eu não acabo me tornando um conselheiro”, disse. Em seu discurso, o graduando citou o entusiasmo e o acolhimento que sentiu ao participar do programa.
Experiências também vividas por Nathaly Camilly Ferreira, estudante de Engenharia de Produção do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Registro, que já se tornou difusora do evento. “Com certeza vou contar para todos da faculdade, influenciá-los a participar e aproveitar cada segundo, cada oportunidade de tirar dúvidas, de saber mais sobre os temas e viver isso aqui de uma forma única”, anunciou.
“Foi uma experiência incrível, uma coisa que eu nunca vou esquecer. Entendi como é o Sistema, soube mais sobre os profissionais, como eles trabalham, a ética por trás de tudo que envolve o Confea, Crea e Mútua”, complementou Leonardo Paiva de Souza, graduando de Engenharia Elétrica no IFSP Campus Votuporanga.
Já a geógrafa e pós-graduanda em Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul, Simone Castro Oliveira, contou que já trabalha na Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar (AEAC) e a troca com os outros estudantes foi enriquecedora. “Eu pude ajudá-los com a minha experiência e eles me mostraram a força, a garra da nova geração. Comecei na administração da Associação, sem graduação vinculada ao Conselho e, conhecendo o funcionamento, me apaixonei, fiz a graduação e agora estou fazendo a pós-graduação”, explicou.
A programação ainda foi marcada por homenagens às entidades regionais. A Associação dos Engenheiros de Jundiaí (AEJ) celebrou seus 70 anos de história e foi representada por seu presidente, Eng. Wagner Vieira Chachá. “Evoluímos com o mundo, com a cidade e com as pessoas. Nosso crescimento é resultado de adaptações, coragem e visão de futuro. Sete décadas construindo pontes entre gerações, ideias e soluções. E tudo com um grande apoio que tivemos junto ao Crea-SP”, comemorou.
Celebração também para a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cerquilho (AEA) que completou 20 anos e foi representada pela presidente, Eng. Cristiane Renata Gaiotto Caldana. “Manter uma associação por todo esse período é difícil, então, eu não posso deixar de agradecer aos nossos associados que estiveram conosco nessa batalha diária para a manutenção da associação e que se dispõem sempre a trabalhar conosco em prol de uma sociedade melhor”, enfatizou.
Em clima festivo, a plenária registrou marco institucional. A presidente Lígia Mackey anunciou em conjunto com o presidente do Confea, Vinicius Marchese, a aprovação da criação da Câmara Especializada de Engenharia Ambiental e Sanitária no âmbito do Crea-SP, pelo Conselho Federal. A autarquia paulista é a segunda a estruturar uma instância própria para a área no país. A medida fortalece a atuação profissional diante dos desafios ambientais e urbanos.
A pauta ainda foi contemplada com o lançamento da 17ª edição da Revista CREA São Paulo e a presença do Eng. Joseval Carqueija, presidente do Crea-BA, que veio acompanhar de perto a dinâmica plenária. “O Crea-BA é o maior do Norte e Nordeste, mas viemos aprender com esse gigante que é o Crea-SP e entender como vocês tornam a plenária ágil e produtiva. É algo que quero levar como inspiração para o meu estado”.
Produzido pela CDI Comunicação