CDER-SP em Osasco

Na última quarta-feira (23/04), a cidade de Osasco recebeu a segunda reunião de 2025 do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP). O encontro foi realizado na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEOA), e reuniu lideranças da área tecnológica paulista, para mais um dia de capacitação, debates e troca de experiências. Entre as inovações implementadas, o caráter itinerante do colegiado, que passa a ocorrer nas próprias associações, buscando uma integração ainda maior.

Na abertura, o coordenador do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti, e o adjunto Eng. Luiz Gustavo Martinelli Delgado, destacaram a importância da atuação conjunta entre as entidades e o Crea-SP. A presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, ressaltou o novo formato das reuniões do colegiado, que agora serão levadas para diferentes regiões, aproximando ainda mais a autarquia dos profissionais. “A capilaridade do Crea-SP exige a adoção de soluções do tipo para que possamos diminuir as distâncias e estar cada vez mais presentes no dia a dia daqueles que atuam na ponta”, disse.

Na sequência, houve a assinatura de um convênio de cooperação pelo presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-SP), Eng. Marcos Mansour, diretor geral da Mútua-SP, Eng. Renato Archanjo, e a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, visando facilitar a capacitação técnica de profissionais registrados no Conselho e associados à Mútua, em avaliações, perícias e inspeções prediais. A parceria prevê benefícios como descontos em cursos promovidos pelo IBAPE-SP, incluindo eventos, e a ampla divulgação das iniciativas educativas nas redes sociais e canais institucionais da Mútua e do Conselho. “Nosso objetivo é difundir um bom conhecimento técnico. Acreditamos que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Mansour.

Também foi apresentada a agenda das próximas etapas do Congresso Regional de Profissionais (CRP), Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que debatem a elaboração de políticas públicas, diretrizes estratégicas e temas que impactam diretamente o exercício profissional e o desenvolvimento da sociedade. O coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), Eng. Alex Ramos, reforçou a importância da participação dos profissionais da área tecnológica. “Ninguém melhor do que esses especialistas, com capacidade técnica e atuação direta na sociedade, para contribuir com propostas que promovam o desenvolvimento sustentável e cidades mais inteligentes”, afirmou.

Um dos destaques da programação foi a apresentação de exemplos bem-sucedidos, chamada de “Boas Práticas e Ações das Entidades de Classe”. O Eng. Leandro Fogaça, diretor da AEOA, compartilhou suas ações em parceria com a Prefeitura de Osasco para execução do Plano Diretor do município e destacou a aprovação da Lei nº 83/2024 na Câmara Municipal, que trata da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, atendendo à Lei Federal nº 11.888/2008. Já o Eng. Ismair Rossini, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga (SEARVO) apresentou o projeto Star Bots Votu, que levou estudantes ao quinto lugar na etapa nacional do First Lego League Challenge (FLLC), um torneio de robótica.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis (AEA Penápolis) trouxe seu programa de residência técnica em Engenharia para profissionais recém-formados, em parceria com a prefeitura local, apresentado pelo presidente da associação e diretor de entidades de classe do Crea-SP, Eng. Fernando Pedro Rosa, e o Adv. Pedro Paulo Fernandes, coordenador de compliance da prefeitura do município. Por último, a Eng. Elisangela Freitas, presidente da Associação de Itanhaém (AEAI), falou sobre o projeto “Praia Limpa, Oceano Protegido”, para a conscientização ambiental. A ação mobilizou parceiros locais e incluiu eventos como o torneio de tênis de praia e limpeza da orla.

Os participantes acompanharam comunicados da Superintendência de Relações Institucionais e Comunicação do Crea-SP (SUPRICOM), com atualizações sobre projetos, eventos e ações institucionais, como o lançamento do Curso de finanças pessoais, o Edital Marketplace e a conquista do selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019, apresentados pela chefe de Comunicação Digital e Comunidade, Jorn. Luana Schmidt.

Dando continuidade à programação, a chefe da Unidade de Análises e Controle de Parcerias, Elaine Alves, e a chefe da Unidade de Parcerias e Relações Institucionais do Crea-SP, Ana Carolina Moreira, trouxeram os avisos da Gerência de Relacionamento Institucional (GRI) com atualizações sobre o edital de chamamento público, além de orientações sobre repasses financeiros, acessibilidade nos locais de execução e prorrogação do prazo de prestação de contas para 29 de agosto.

Já a parte dedicada à capacitação, provocou reflexões importantes sobre a atuação das entidades. O tema central foi a sustentabilidade financeira e a competência na gestão, apresentado pelo Secretário Municipal da Fazenda, Planejamento-orçamento e Gestão pela Prefeitura de Curvelo-MG, Pedro Henrique Bianchi. “Um bom gestor não é apenas tecnicamente competente, precisa ser estrategista, tomar decisões com responsabilidade fiscal e sensibilidade social, pensando no impacto de longo prazo das suas ações”, destacou durante a apresentação, que também alinhou os conteúdos ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Produzido pela CDI Comunicação.

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário