Transformação digital do Crea-SP aquece mercado profissional

A modernização da fiscalização do Crea-SP tem gerado resultados expressivos e impulsionado o mercado para os profissionais registrados. Com a digitalização de ferramentas, a adoção de novas metodologias e a realização de operações especiais, a autarquia ampliou seu alcance e eficiência, e garantiu o registro de 23 mil novas empresas em 2025 – um crescimento de 125% em relação ao ano anterior. Avanço que trouxe um efeito positivo direto: mais oportunidades de trabalho para os profissionais habilitados.

 

Na prática, a presença em grandes eventos, como Lollapalooza e Fórmula 1, além da criação de forças-tarefas nacionais, também serviu para ampliar a abrangência das ações de fiscalização. Bem como o cruzamento de dados com a Receita Federal contribuiu para regularizar empresas que atuam nas práticas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

 

Outro ponto importante foi a integração entre agentes fiscais, comissões e câmaras especializadas, somada ao uso de aplicativos como o FISCALiza, que encurtou distâncias e multiplicou resultados. O que permitiu que as ações de fiscalização sejam concluídas em menos tempo e com maior precisão.

 

Para a superintendente de Fiscalização do Conselho, engenheira civil e de segurança do trabalho Maria Edith dos Santos, as mudanças estruturais só foram possíveis graças ao avanço tecnológico. “A experiência do agente fiscal auxilia diretamente a Superintendência de Tecnologia e Inovação (SUPTEC), gerando novas soluções que tornam nosso trabalho mais ágil e assertivo”, afirma.

 

Esses movimentos combinados resultaram em uma mudança cultural, com gestores industriais e responsáveis técnicos relatando maior consciência da direção das empresas que os contratam sobre o valor de contar com especialistas habilitados, o que garante maior competitividade para seus negócios. Fortalecimento da presença de responsáveis técnicos que trouxe ainda maior segurança para a população.

 

Leia a matéria completa na página 14 da 18ª edição da Revista do CREA São Paulo!

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário