Equipe do Crea-SP recebe treinamento estratégico

O Crea-SP realizou uma capacitação especial para estimular o pensamento analítico de seus gestores e assessores de diferentes áreas. Na sexta-feira (13/09), na Sede Angélica, aconteceu o Treinamento Estratégico, com o apoio do Instituto de Gestão Pública e Empresarial (IBGEPE), abordando conceitos, indicadores, e princípios básicos que norteiam o desenvolvimento tático e os caminhos da autarquia para o próximo triênio.

“Os treinamentos são fundamentais para padronizar e agilizar nossos procedimentos e processos, proporcionando uma resposta mais rápida aos profissionais e, principalmente, à sociedade. Nossa missão é apoiar o Crea-SP neste novo momento”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.

O evento começou com uma reflexão importante: “o que faz meu plano ser um bom plano e quais caminhos devo seguir?”. A partir disso, os profissionais debateram os principais pontos do desenvolvimento estratégico, como o estabelecimento de metas, a participação da equipe, a definição de fluxos e ferramentas a serem utilizadas. Também houve destaque para a necessidade de automação de processos, que gera ganho de tempo operacional e permite ao time focar em questões mais relevantes.

“Nosso debate sobre planejamento estratégico e os alinhamentos entre as diversas unidades são essenciais. Dessa forma, envolvemos os times responsáveis pela construção das diretrizes e objetivos que o Crea-SP enfrentará até 2027, instituindo o foco em uma única direção”, afirmou Jeniffer Luiz, consultora do Instituto de Gestão Pública e Empresarial (Ibgepe) e uma das mediadoras do treinamento.

Um plano estratégico é desenvolvido para que as mudanças ocorram sem grandes impactos para os envolvidos. Para isso, é essencial considerar elementos que trazem clareza às metas, os meios e recursos disponíveis, sejam financeiros ou humanos, o tempo de implementação e o controle por meio de monitoramento contínuo.

“Achei muito relevante a apresentação de conceitos e metodologias, pois nos ajuda a orientar nossos próximos passos. Com a clareza dos nossos objetivos, fica mais fácil trabalhar, entender a direção e, com base nisso, definir prioridades, avançar na estratégia e entregar os melhores resultados”, relatou Gabriela Fuzaro, assessora da presidência do Crea-SP.

A importância de oferecer condições para que o gestor ajuste a rota antes do fim do prazo e o papel das equipes também estiveram na pauta. “Percebemos que o planejamento vai além de líderes se reunirem para definir um foco para todo o Conselho. É preciso dividir o plano em partes, distribuí-las entre as equipes envolvidas e entender como pequenas melhorias em sistemas e fluxos, por exemplo, podem nos levar ao objetivo principal: a valorização do profissional e da sociedade”, destacou Ana Carolina Moreira, chefe da Unidade de Parcerias e Relações Institucionais do Crea-SP.

Antes do encerramento, os participantes foram convidados a pensarem de um modo mais prático: quais são os desafios específicos de suas áreas, quais são as possíveis metas e plano estratégico.

“Hoje envolvemos gestores e lideranças do Crea-SP na discussão do planejamento estratégico, com foco nos objetivos, metas e indicadores. Foi incrível ver o alinhamento conceitual e metodológico sobre como o Conselho está conduzindo seus próximos passos junto com os gestores”, afirmou Lucas Nobrega Porto, consultor do Ibgepe mediador do evento.

Produzido pela CDI Comunicação.

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário