Processo elegerá novo presidente do Conselho paulista
Este ano, os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências de São Paulo têm a chance de escolher um novo representante. Isso porque o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-SP) terá eleições no dia 17 de novembro, e, diferente de anos anteriores, desta vez a votação será virtual pelo site votaconfea.com.br, que estará ativo no período.
Serão eleitos quatro novos representantes da área tecnológica paulista:
- Presidente do Crea-SP
- Diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais de São Paulo (Mútua-SP)
- Diretor administrativo da Mútua-SP
- Conselheiro(a) federal pela modalidade de Engenharia Mecânica Industrial
Assim como em SP, os demais estados brasileiros também participarão do processo, com suas respectivas votações, e elegendo um novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
“Temos eleições gerais no Sistema a cada três anos. Em todos os anos, as eleições sempre foram presenciais. Os profissionais precisavam comparecer à urna física para votar. A partir deste ano, o processo eleitoral será totalmente virtual”, explica o coordenador da Comissão Eleitoral Regional de São Paulo, engenheiro agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez.
Todo profissional registrado terá, então, a oportunidade de votar pelo celular, tablet ou computador “de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, desde que tenha acesso à internet”, complementa Cortez.
Para votar, é preciso: estar registrado e em dia com o Conselho – o prazo para regularização da situação é até 30 dias antes da votação -, além de manter os dados cadastrais atualizados, pois o envio de login e senha para voto será realizado por meio eletrônico.
Sobre o Crea-SP – Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.