80ª SOEA: Infraestrutura e desenvolvimento sustentável marcam abertura

  • Home
  • Notícias
  • CREA
  • 80ª SOEA: Infraestrutura e desenvolvimento sustentável marcam abertura

A 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), na Grande Vitória (ES), iniciou destacando a importância da infraestrutura e dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O evento teve sua cerimônia de abertura na noite de segunda-feira (06/10), que incluiu o anúncio do projeto Infra BR e uma Palestra Magna, e se estende até quinta-feira (09/10).  

Na foto, da esquerda para a direita: Eng. Joel Krüger, diretor-presidente da Mútua; Eng. Alzira Miranda, presidente do Crea-AM; Eng. Vinicius Marchese, presidente do Confea; Eng. Renato Casagrande, governador do estado do Espírito Santo; Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita do município da Serra (ES); Eng. Agr. Giucélia Figueiredo, conselheira federal do Confea;Eng. Agr. Jorge Silva, presidente do Crea-ES; Eng. Nielsen Christianni, vice-presidente do Confea e Eng.Fernando Galiza, presidente do Crea-CE.

O anfitrião e presidente do Crea-ES, Eng. Jorge Silva, projetou que a SOEA se tornará o segundo maior evento tecnológico do mundo em sua área. O diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, Eng. Joel Krüger, ressaltou os investimentos para o evento, que discutirá grandes temas como cidades inteligentes, capacitação e geração de empregos. A vice-prefeita de Serra (ES), Gracimeri Gaviorno, deu as boas-vindas, frisando a necessidade de manter o “ser humano no centro” das discussões, mesmo com a união de tecnologia e Inteligência Artificial. O presidente do Crea-CE, Eng. Fernando Galiza, destacou a união e o trabalho em equipe do sistema. 

 

Presença feminina e compromisso social  

A significativa representação feminina foi um ponto de destaque. O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, destacou a atuação da presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, que o sucedeu na entidade paulista, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.   

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou sua formação em Engenharia Ambiental e lembrou que, quando estava na universidade, havia poucas mulheres nos cursos da área tecnológica. “Naquela época se podia contar nos dedos as mulheres presentes. Hoje é bom ver tantas colegas aqui participando e ocupando espaços”, festejou.   

A presidente do Crea-AM, Eng. Alzira Miranda, manifestou orgulho em representar as mulheres, definindo: “o profissionalismo não tem gênero, o que importa é a capacidade de executar serviços e obras de excelência”. Na mesma linha, a conselheira Giussélia Figueiredo reforçou o compromisso inegociável do sistema em “combater qualquer tipo de violência contra a mulher”.  

O compromisso social e o desenvolvimento sustentável foram temas recorrentes. O conselheiro Eng. Nielsen Christianni afirmou que as profissões do sistema devem ser catalisadoras não só de infraestrutura física, mas de políticas públicas que atendam às necessidades sociais.  

O governador Renato Casagrande salientou o papel fundamental dos profissionais da área para que o Brasil conquiste o modelo de desenvolvimento econômico desejado. “Olhem a potência do agronegócio e da área de infraestrutura. Como desenvolver esses setores sem a excelência dos profissionais de Agronomia e Engenharia?”, questionou. 

 

Anúncio do Infra BR e caminhos para o futuro  

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, afirmou que a SOEA representa o grande momento de reflexão sobre os caminhos para o futuro do Brasil.  “É um grande momento de trabalho para vocês, que conhecem a realidade dos seus estados e municípios. São 300 horas de evento, mais de 200 palestrantes. Como profissionais, precisamos sair daqui ainda mais capacitados para contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, destacou.   

Ele relatou municípios que visitou no interior no Brasil onde as políticas públicas de infraestrutura, ou a falta delas, fazem a diferença na vida da população. “Se a gente não fizer com que o nosso conhecimento técnico e os nossos projetos cheguem a esses lugares recônditos, este país não vai mudar”, salientou.  

Em linha com esse foco, Marchese anunciou o projeto Infra BR, que trará índices de infraestrutura de todos os municípios do país para direcionar corretamente os investimentos. O professor Ricardo Chaves Lima, um dos idealizadores, explicou que o projeto gerará uma métrica de investimentos públicos, sendo uma “grande contribuição do Confea para a sociedade brasileira”.  

Encerrando a cerimônia, o diplomata Philip Yang defendeu, na palestra magna, que o desenvolvimento do país depende de bons projetos de infraestrutura, ressaltando que “o lugar do Brasil no mundo terá muito mais justiça e sustentabilidade” ao contar com eles.  

Para saber mais sobre a SOEA e acompanhar a participação do Crea-SP na programação ao vivo, clique aqui. 

 

Produzido pela CDI Comunicação  

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário